AKI há gato!

quarta-feira, março 08, 2006

Há não muito tempo, no decurso de um repasto de confraternização, descobri acidentalmente uma faceta absolutamente desconhecida de um amigo... a sua paixão pela bricolage! Todo o Homem (digno da expressão), tem no seu íntimo, uma incessante ânsia e avidez pela capacidade de edificar, de transformar, de criar... A simples actividade de conseguir programar um vídeo para gravar no canal e hora escolhidos (apenas ao alcance de alguns eleitos); acertar o relógio do micro-ondas; ou até ser capaz de montar uma mesa do IKEA sem sequer olhar para as instruções (o meu sueco nunca foi grande coisa mesmo...), é algo apenas comparável à alegria que o homem primitivo deve ter sentido após dominar o fogo com bravura!

Mas voltando ao jantar... quando me apercebi, estava sentado no enclave de uma verdadeira convenção de trolhas! Aquilo é malta com grandes planos! Discutiam-se os planos de reconstrução do Templo do Salomão (deve ser algum templo da Iurd embargado ou o novo Shopping Sonae) e até já tinham um “g’ande Arquitecto” para projectar a obra! Abençoado jantar! É que o meu habitáculo estava em fase de remodelação profunda, e a possibilidade de encontrar alguém de confiança para reparar a fuga de gás que tinha na cozinha, era tentadora demais para conseguir resistir! (nunca é uma questão de competência, apenas de confiança!)

Estudei a mesa percorrendo todos os rostos em busca de um sinal de mestria e clarividência, e optei por interpelar o jovem sentado ao meu lado. Tudo pensado! Iria tratá-lo por “chefe” (sinal de reverência entre a malta da obra), e metia conversa gabando-me do conjunto de chaves sextavada que tinha adquirido no AKI na semana anterior!

Mas inesperadamente... TODOS SE LEVANTAM! Fazem uma saudação imperceptível e começam a vestir um avental! Timidamente... e sem perceber muito bem porquê... estou igualmente de pé... e dou por mim a prender o guardanapo à presilha do cinto... estava completamente fora de jogo... mas foi nesse exacto momento que percebi qual era o motivo daquela reunião! MARISCO! Só pode! Aquilo é malta que deve gostar de dar umas valentes marteladas nos crustáceos, mas naturalmente, ninguém gosta de nódoas!

Desolado... desisti da ideia de arranjar empreiteiro e conformei-me com o meu péssimo sentido de oportunidade... aquilo não é malta de sujar as mãos... e a obra... deve ser feita em outsourcing... modernices!

Comments

4 Responses to “AKI há gato!”
Post a Comment | Enviar feedback (Atom)

Caro amigo. Aquela fuga despedaçou-te. Nunca mais voltaste a ser o mesmo.
Deixa-me que te recomende o curso de Bricolage à distância da CEAC. Foi ele que me permitiu que, para substituir um tubo externo partisse o interno fazendo com que os custos da reparação duplicassem.

É verdade amigo. Temos de nos render à evidência de que cada um nasce para o que nasce, sem que isso afecte a nossa masculinidade.

Por isso, se tiveres de recorrer a um canalizador ou electricista, não hesites. A única coisa que se exige de macho é que tente. Mesmo que não faças a mínima ideia do que está dentro de um interruptor tens de abrí-lo (mais não seja para sentires a sensação de descobrir algo novo).

Depois, se não conseguires solucionar o problema (o que sucederá em 99% dos casos) chama o técnico. E se, com a tua fêmea a assistir, o gajo resolver o problema com uma facilidade vexatória, diz à tua mulher que ele só conseguiu porque tinha aquela caixa cheia de ferramentas e tu não, mesmo que ele só tenha usado uma chave de fendas.

Feita esta justificação cumpriste o teu dever como macho e não tens nada com o que te envergonhar, a não ser de não teres chamado o gajo mais cedo e de teres ficado sem luz durante, pelo menos, uma semana…

12:37 da tarde
Anónimo disse...

Gostei do post, bem escrito, interessante, e inteligente.

11:49 da tarde
Anónimo disse...

este tema soou-me tão FAMILIAR que pensei estar perante o "meu" Dono de Obra!!!

Podes não saber usar o berbequim... mas és sem dúvida o melhor utilizador da "chave de fendas" que conheço! :)

5:03 da tarde
Anónimo disse...

Era só para dizer que discordo com o comentário anterior.

3:18 da tarde