Les Retrouvailles

terça-feira, fevereiro 28, 2006

Confesso que estava à espera de algo (completamente) diferente...

A expectativa estava em queda, num pique frenético, desde que o talentoso músico francês optou por adiar o esgotadíssimo concerto marcado para Dezembro e remarcá-lo (imagine-se!) para a 2ª feira de Carnaval, dia no qual são muitos - ao que parece - os que fazem questão em comemorar uma festa que nunca foi nossa e que apenas fala português porque alguém, num certo dia certamente chuvoso, decidiu importar "à bruta" um conjunto de artistas brasileiros de duvidosa qualidade.

Calculo que as pessoas que se encontravam no CCB não estavam preparadas para o que iriam ver/ouvir... não será estranho se disser que a música de Yann Tiersen implica sempre um breve processo de aprendizagem, muito lenta num primeiro momento, e, quando nos desleixamos num piscar de olhos mais demorado, completamente integrada na nossa vida e sem a qual já não conseguimos viver...

A música começou, a eterna insatisfação com o lugar em que nos encontramos assaltou-me o espírito (ou é duro, ou não tem braços, ou não tem espaço para as pernas... enfim, pelo menos não deve haver anão que se queixe!), mas rapidamente os "algos" tornaram-se em "nadas" e a paixão por aquela sonoridade começou a renascer, ferida de morte praticamente desde que o "é" passou a "vai ser".

Foram cerca de 2 horas de uma dimensão musical ao alcance de poucos, de uma mestria invulgar, de uma musicalidade que se sente e se vê... os olhos tinham dificuldades em apreender tudo o que se passava naquele palco, tão grande para uns, mas tão pequeno naquela noite... as mãos apertavam-se cada vez com mais força... os ouvidos recusavam-se a aceitar tamanha harmonia, o baixo confundia-se com a guitarra até que aparecia o piano que gritava mais alto do que o acórdeão que não fazia esquecer a flauta...

Já lá vão 2 dias... e ainda estou a ressacar!

Comments

3 Responses to “Les Retrouvailles”
Post a Comment | Enviar feedback (Atom)

Claw disse...

Acabaste de me deixar com vontade de ouvir o homem! Muito bom! E fizeste-me lembrar um fenómeno que tive o prazer de presenciar na minha última ida ao CCB... STOMP! Um verdadeiro prodígio... há coisas que não se conseguem ouvir sentado!

9:37 da manhã
Mens Insana disse...

Ao fim de 2 dias ainda ressacavas??
Bem...."ganda" bezaina....
Também já experienciei tal sensação....mas foi graças às mulheres... :):)

5:40 da tarde
Anónimo disse...

Muito bom. A não ser que me digas que a ressaca foi graças a qualquer coisa que fumaste, fiquei com vontade de ouvir.

11:57 da manhã